NOVA PRATA
A uma distância de 186 km da capital Porto Alegre, o município de Nova Prata, está situado na microrregião colonial do Alto Taquari. A sua identidade cultural é extremamente diversificada e suas características mais autênticas são: as propriedades coloniais, o linguajar e os costumes herdados principalmente da imigração italiana, polonesa, alemã, portuguesa e outras. Cabe salientar que os italianos foram os imigrantes com presença mais marcante na origem da cidade, pois, seu legado de belas canções, seus costumes, o jogo da mora, de bocha e de cartas, ainda hoje são parte das tradições e são encontradas em Nova Prata na sua forma mais genuína e pura.
O PARQUE
A história do Parque teve início em 1980, quando acontecia uma procura por possíveis poços de petróleo no interior do País. Em Nova Prata, o poço foi perfurado na localidade de Linha Garibaldi. Depois de algum tempo, a empresa pratense Fonte Nova, com atividades de perfuração de poços artesianos, se interessou em pesquisar o poço e, com as informações geológicas, descobriu que havia água termal na região.
Em 16 de maio de 2003, foi inaugurado o complexo, que era composto por duas piscinas abertas e o prédio principal. O evento contou com a presença de muitas autoridades, inclusive o então governador, Germano Rigotto.
Em 2004, foi perfurado o segundo poço (Poço Santa Bárbara) para abastecer as futuras instalações do complexo coberto. Em julho de 2005, foi aberto ao público mais cinco piscinas cobertas de água termal. Em meados de 2006, começou a funcionar o SPA, com diversos serviços em terapias e tratamentos em banheiras de água termal.