Uma festa voltada para celebrar a dedicação, rotina e produção da área rural do município. Uma homenagem a produção agroindustrial do interior e que gera oportunidade também aos colonos apresentarem seu trabalho e seus produtos. Momentos de muita alegria, descontração e deliciosas comidas tipicamente coloniais deixam a festa ainda mais colorida e animada. Assim como em outras festas do município, a cidade se transforma e nesse período os atores principais são os espantalhos. Os bonecos são utilizados no Brasil desde a época da colonização e tinham como objetivo espantar as aves das plantações, bem como representar a proteção divina e a simbologia de uma boa colheita. Na Festa da Colônia eles ficam expostos principalmente na Avenida Borges de Medeiros.
Serão mais de 30 atrações como feirinha de produtos coloniais, apresentações folclóricas que acontecerão no palco montado junto ao Bier Platz de grupos portugueses, italianos e alemães, compostos por corais, grupos típicos de dança folclórica, bandinhas alemãs, proporcionando boa música e muita cultura.
No espaço Bier Platz, temos os bares, onde é possível sentar a qualquer momento para saborear alguns dos melhores aperitivos da tradicional cultura alemã, entre eles o tradicional chopp e ainda bolinhos de batata, aipim, pastel, batata frita, suco de uva, vinhos coloniais e a autêntica cerveja colonial Spritzbier.
O evento conta ainda com o Museu da Imigração Alemã e Italiana e Memorial Português, um espaço destinado ao resgate da memória dos primeiros colonizadores, mostrando e apresentando ao público local e aos visitantes o cuidado e a preservação com a história do município. E claro, os famosos Fornos de Barro, autênticos fornos que são montados para assar cucas, biscoitos, pães, apfelstrudel e muito mais para você poder levar para casa uma deliciosa lembrança desta experiência.