Um verdadeiro retorno às origens da colonização Italiana, em uma das regiões mais bonitas do município onde Gramado teve sua origem.
No passeio Raízes Coloniais, quatro famílias que ainda vivem no local, mostram para os turistas seus costumes, culinárias, arquitetura, estilo de vida, produtos característicos do período em que chegaram na região e que mantém até hoje no convívio, preservando sua cultura e peculiaridades da vida simples e autêntica do meio rural.
O Tour Raízes Coloniais emociona adultos e crianças! Um verdadeiro retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado. Seguindo pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita o visitante pode conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração a geração até os dias atuais. A arquitetura típica, a hospitalidade e um delicioso café colonial fazem deste tour um passeio inesquecível.
ATRAÇÕES DO ROTEIRO
1 – CASA CENTENÁRIA: com arquitetura típica italiana, a Casa Centenária encanta aos visitantes. Construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames) conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores.
2 – ERVATEIRA MARCON: O chimarrão é a bebida oficial dos gaúchos. Foi trazido ao Rio Grande do Sul em meados do século XIV pelos soldados espanhóis que a conheceram através dos índios Guaranis, no Paraguai. Na Ervateira Marcon é possível acompanhar de perto um processo artesanal de fabricação da erva mate a matéria prima do chimarrão.
3 – MUSEU FIOREZE: O proprietário do Museu tinha 12 anos quando, impulsionado pelo desejo de ser colecionador começou a recolher e a guardar objetos. Passaram-se os anos e hoje o Sr. Nelson Fioreze orgulha-se de mostrar aos visitantes seu acervo de peças antigas.
4 – CAFFÉ DELLA NONNA – FAMÍLIA FOSS: O povo italiano é muito hospitaleiro e adora ter a casa cheia de amigos para celebrar. Assim é que a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece o saboroso Caffé Della Nonna com pães caseiros saindo quentinhos do forno à lenha, deliciosas geléias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas e muito mais. Claro, não podemos esquecer da polenta, que é um prato que representa bem a culinária italiana. Bebidas inclusas: chá de maçã com canela, chá de cidreira com baunilha, café preto e café com leite, sucos de uva e laranja, vinho tinto seco e suave. Muita música e alegria com animação e participação para cantarmos Lá Bella Polenta e se divertir com a família.