TREM DOS VALES
O Trem dos Vales faz um passeio mágico e encantador pela história da Ferrovia do Trigo nos trilhos dos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul. É um passeio comemorativo e integra a temporada 2023, onde a emoção, a nostalgia e a natureza se encontram em um roteiro único, com duração de 2 horas e 30 minutos.
Para as viagens são utilizadas as locomotivas diesel-elétricas G12 ou GL8, ambas General Purpouse, fabricadas pela Electro Motive Division, sendo a primeira produzida em junho de 1957 e a segunda em maio de 1961.
Também fazem parte da composição carros de passageiros de formação histórica, todos restaurados e preservados, muitos deles, originais das décadas de 1920 e 1930, oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior.
No trajeto de 46 quilômetros, a viagem apresenta aos passageiros 23 túneis e 15 viadutos, entre eles, o Viaduto do Exército ou V13, considerado o maior da América do Sul, com imponentes 143 metros de altura e 509 metros de extensão. Assim como o V13, o trem atravessa os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, que são atrações que garantem aos passageiros uma viagem repleta de aventuras – com a sensação de estar flutuando sobre eles.
Viajar a bordo do Trem dos Vales, além de muitas atrações surpreendentes, é viver uma experiência única de passear no tempo, contemplando belas paisagens em uma ferrovia de tirar o fôlego, rica de histórias, túneis, viadutos e aventuras.
CRISTO PROTETOR
O Cristo Protetor é a união de ideias e esforços de famílias, líderes, religiosos e empresários, que visavam transmitir a fé do povo encantadense e alavancar o turismo da região. A obra do monumento foi iniciada em julho de 2019, no Morro das Antenas, a partir da doação de uma área de terras. O Morro das Antenas representa o início da história do município de Encantado, isso porque o entorno forneceu iluminação nos anos de 1930 para que a cidade e sua população pudessem prosperar e evoluir.
A estátua de Cristo Protetor é um monumento que representa Jesus Cristo de braços abertos. A estátua ficou concluída em abril de 2022, é a maior estátua de Cristo do Brasil, ultrapassando 4,8 metros a estátua do Cristo Redentor e a maior do mundo.
Em breve ficará pronto também o Complexo do Cristo Protetor. O complexo contará com Caminho dos Salmos, Capela envidraçada, Fonte da Vida, Fonte dos Apóstolos e Monte das Oliveiras.